Aposentadorias especiais
do INSS: Por idade


 

A aposentadoria por idade é o benefício garantido ao segurado que cumpriu a idade mínima de 65 anos, no caso dos homens, e 60 anos no caso das mulheres, além de 180 meses trabalhados.

Em regra, a idade mínima se aplica somente aos contribuintes urbanos, pois se o contribuinte for rural com atividades individuais ou em regime de economia familiar, sendo o pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, os indígenas entre outros, diminui-se cinco anos da idade mínima para a aposentadoria em ambos os sexos, passando a serem 60 anos de idade para contribuintes homens e 55 anos de idade para contribuintes mulheres.

Requisitos para adesão:

Para que o segurado possa se aposentar por idade, faz-se necessário cumprir alguns requisitos gerais, sendo:

  • 180 meses de contribuição;
  • Idade mínima:
    • Trabalhador urbano: 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher);
    • Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal, indígena): 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher);

Documentos necessários:

Tendo em vista que o segurado necessita obrigatoriamente cumprir os requisitos acima mencionados, o INSS requer alguns documentos para a comprovação, tendo em vista as situações especiais dos trabalhadores rurais. Sendo:

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem o exercício da atividade rural, tais como a declaração de sindicato rural, nota de produtor rural e contratos de arrendamento, entre outros.

Valor da aposentadoria por idade e adicionais:

Considerando que a idade mínima de aposentadoria por idade é de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, se utiliza a porcentagem para cálculo equivalente a 70% do salário benefício, além disso, o valor será acrescido com o tempo de contribuição que é contado 1% para cada ano, ou seja, 20 anos de contribuição equivalem a 20% de acréscimo no cálculo.

O segurado pode voltar ao trabalho depois de aposentado?

A aposentadoria por idade é um benefício garantido aos segurados que cumpriram os prazos e requisitos do INSS, apesar de ser uma aposentadoria, pode o segurado voltar a trabalhar desde que volte a contribuir com a previdência. Além disso, a aposentadoria pode ser cancelada a qualquer momento pelo titular, desde que não tenha recebido o primeiro pagamento e que não tenha efetuado o saque do PIS/FGTS pela aposentadoria.

Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.

Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso. Contato via WhatsApp (81) 99173-9045, central de atendimento (81) 3628-3346 ou contato@joaquimnetobarbosa.com.br


 

Dúvidas sobre o seu benefício?

Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso.

Ligamos para você!

Informe os seus dados que entraremos em contato.

Entre no grupo do telegram

Seu cadastro foi realizado com sucesso. A partir de agora você será notificado da etapas do programa dentro do grupo.